quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Qual o melhor cosmético para sua idade?!


Meninas, recebo muitassss duvidas em se tratando de quando começar usar cremes anti idade e qual usar...
Já temos algumas matérias no Diva sobre isso, mas vou tentar fazer um super compilado aqui para não haver mais nenhum tipo de dúvida sobre isso.


Não tem muito mistério em escolher o produto certo - o ideal é sempre ler o rótulo do cosmético que você está comprando.
Comprar rápido ou por impulso nem sempre é o melhor caminho, a não ser que você já use o produto ou recebeu indicação de um dermatologista, ou ainda, leu resenhas do produto por ai - nesse caso, ainda sim é bom dar uma lida, afinal o que é bom para mim pode não ser bom pra você.
Inara, mas porque?
Ora... Porque é bom saber quais são os ingredientes dos produtos para conhecer os benefícios de cada fórmula e procurar agregar valor ao creme habitual, fazendo com que um produto de função revujenescedora aja também como firmador da pele, por exemplo.


Quais são os ativos mais eficazes para cada faixa etária

20 anos
É uma pele quase sem alterações. Quando há lesões, elas aparecem apenas na camada superficial como alguma mancha, acne e comedões (cravos) ou textura áspera. Rugas dinâmicas - que acontecem de acordo com o movimento, expressão do rosto - podem aparecer nesta idade, assim como o vinco entre a boca e o nariz, mas de forma discreta.  

Ativos recomendados:
- Aquaporine: Reforça a reserva natural de água na epiderme. Com isso, restaura a hidratação, maciez e elasticidade da derme devido a sua profunda ação hidratante. 
- Vitamina C: Além de ser um poderoso antioxidante, atua na síntese do colágeno e melhora a uniformidade da cor da pele. Também promove uma renovação celular. 
- Ácido glicólico: Hidrata a pele e estimula renovação das células. 
- Niacinamida: Antioxidante com ação antiinflamatória que tem importante função no tratamento de peles jovens com tendência à acne.
- Ácido salicílico: controla a oleosidade.



30 anos
Nessa fase começa a aparecer o cansaço da pele. As alterações de textura e manchas são mais acentuadas e as rugas ficam mais claras e aparecem mesmo na ausência de expressão (rugas estáticas). É nessa idade que surgem os primeiros sinais ao redor dos olhos e o vinco entre a boca e o nariz fica mais evidente por conta da flacidez da região lateral da face e das bochechas.

Ativos recomendados:
- Vitamina E: Um poderoso antioxidante. 
- Coffe berry: É considerado o mais potente dos antioxidantes. Para se ter uma ideia de seu efeito, ele é quase 150 vezes mais potente do que a vitamina C, por exemplo. 
- Ácido ferúlico: Tem potente ação antioxidante e aumenta a produção de enzimas protetoras nas células. DMAE, THPE, bugrane, rafermine, tensine e argireline: são os chamados tensores, todos atuam aumentando a firmeza da pele. 
- Carnosina: Dipeptídio produzido pelo organismo que previne a degradação do colágeno e fibras de elastina. 
- Ácido retinóico e derivados (retinaldeido, retinol, tretinoína, isotretinoína, adapaleno, tazaroteno, retinil palmitato): Atuam na síntese do DNA, promovendo a renovação celular e estimulando a produção do colágeno. 
- Alfa-hidroácidos: São uma alternativa para quem tem alergia aos retinóides, mas com ação menos potente. Por atuar na renovação celular, suaviza rugas finas e manchas, uniformizando a cor da pele. 
- Ácido hialurônico: É um dos componentes naturais da pele. Tem um alto poder hidratante, pois forma um filme que aumenta a capacidade da pele de reter água. Além disso, corrige as rugas superficiais e melhora a textura da pele.



40 anos
É visível o aspecto de abatimento e cansaço. As rugas aumentam, ficam mais profundas e aparecem mesmo em repouso. Ocorre um relaxamento cutâneo, perda de densidade e ressecamento da pele. Em muitos casos, aparecem rugas verticais na glabela (entre as sobrancelhas) e bolsas na pálpebra inferior. Ocorre perda do tônus e do volume labial – progressivamente os lábios começam a ficar mais finos. As rugas do pescoço começam a surgir nessa fase.  

Ativos recomendados:
- Peptídeos e biopeptídeos: São fruto da união de pelo menos dois aminoácidos que, ao penetrar na pele, exercem ações reparadoras. 
- Hidroxiprolina: Estimula a produção de colágeno. 
- Ácido retinóico e derivados (retinaldeido, retinol, tretinoína, isotretinoína, adapaleno, tazaroteno, retinil palmitato): Atuam na síntese do DNA, promovendo a renovação celular e estimulando a síntese do colágeno. 
- Carcinina: molécula mais estável e com alto poder de penetração. Tem efeito antiglicação, isto é, impede a ligação das proteínas ao açúcar do corpo humano que, juntos, podem causar a formação de moléculas que proporcionam danos às fibras de colágenos e elastina, evitando assim o envelhecimento precoce. 
- Selênio, polifenóis, café verde e coffee berry: Todos são antioxidantes importantes.



50 e 60 anos...
Nessa fase o envelhecimento da pele se torna cada vez mais evidente. Rugas instaladas e profundas, flacidez avançada, o vinco entre a boca e o nariz fica proeminente e a região ao redor dos olhos muito comprometida, com rugas e bolsas – sintomas que deixam para trás qualquer expectativa de juventude. Isso acontece por conta da queda significativa de hormônios sexuais, como o estrogênio, que acontece no período pré e pós-menopausa e reduz a qualidade do colágeno e elastina.  

Ativos recomendados:
- Isoflavonas: Substâncias derivadas da proteína de soja que, no organismo, têm ação semelhante ao do estrogênio. No caso do tratamento de pele, reduz a degradação das fibras elásticas e de sustentação da pele – elastina e colágeno, respectivamente. 
- Genisteína: É uma isoflavona de soja. 
- Íris Isso: Contém genisteína. 
- Silanetriol-trealose: Retém a água dentro da célula, mantendo a pele hidratada. 
- Ácido retinóico e derivados (retinaldeido, retinol, tretinoína, isotretinoína, adapaleno, tazaroteno, retinil palmitato): Atuam na síntese do DNA, promovendo a renovação celular e estimulando a síntese do colágeno. Os retinóides combinados com alfa-hidroxiácidos (AHA) ou polihidroxiácidos, para tratar a pele dessa faixa etária, apresentam excelentes resultados.



Vale dizer que alguns ativos são para todas as idades como os antioxidantes, os retinóides - derivados da vitamina A - e o filtro solar.
 
De acordo com o dermatologista João Carlos Lopes Simão, o que muda de acordo com a faixa etária são as concentrações dos ativos, que devem ser maiores com o passar da idade. A mesma substância pode ser usada em uma pele jovem como preventivo e nas mais maduras como tratamento e prevenção de novos danos.

A lista de ativos importantes inclui substâncias com efeito antisinais, antioxidante, hidratante, esfoliante, tensor, protetor, firmador, clareador e claro, rejuvenescedor. E dentro de cada uma dessas categorias existe o grau de eficácia de cada um deles, que depende de diversos fatores como a capacidade de penetração na pele, compatibilidade com outros ingredientes da fórmula, estabilidade, entre outros.

Como a regra é cuidar da pele a vida inteira e a gama de substâncias que se pode usar é enorme, o melhor a fazer é alternar o uso dos principais ativos, de acordo com a necessidade da pele no momento. O mais importante é o médico identificar em que caso cada um deles se encaixa e receitar, destaca a dermatologista Aline Vieira. Ela ainda acrescenta um exemplo: vitamina C e coffe berry (extrato de café semi maduro) - os dois  são antioxidantes e têm a mesma função. Mas para uma pele de 20,  vitamina C é suficiente; já para a pele de mais de 30 anos, o coffe berry é mais adequado, por ser bem mais potente.

Cuidado e prevenção é o bem mais precioso que podemos deixar para nossa pele!

Tem duvidas de quais cremes sao ideais para sua pele e sua idade? É só procurar uma consultora Racco.

Beijos!

Nenhum comentário: