quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Conheça os cuidados necessários com cada objeto do seu kit manicure



Alicate, tesoura e lixa precisam ser bem conservados para manter as unhas belas e saudáveis

POR MANUELA PAGAN - EM MINHA VIDA
Fazer as unhas em casa nem sempre significa estar livre de todos os perigos de higiene que o salão oferece. A má conservação dos objetos pessoais pode predispor a proliferação de bactérias. Sem contar que emprestar a lixa a uma amiga e outros gestos corriqueiros também podem trazer micro-organismos para o seu nécessaire. "O uso de material não esterilizado aumenta o risco de contaminações por fungos e bactérias, causando micose e processos inflamatórios nas bordas das unhas", afirma a dermatologista Gabriela Casabona, membro Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para prevenir esses problemas, o Minha Vida preparou uma lista com os cuidados que você deve ter com cada item do seu kit unhas


Alicate de unhas - foto: Getty Images
Alicates

O único procedimento que mata todos os micro-organismos que se alojam nos alicates é a autoclavagem - técnica comum nos salões de beleza que utiliza um aparelho que esteriliza os objetos, o autoclave. Para adaptar esse procedimento ao uso caseiro, a dermatologista Andreia Leverone, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, orienta a limpeza com álcool 70 e ferver em seguida. Lavar com água corrente e sabão antes de passar o álcool também é indicado para retirar a sujeira visível, sem se esquecer de enxugar muito bem antes de guardar. Outra dica é usar protetores para as pontas desse e de outros objetos cortantes, que impedem que eles percam o fio e se tornem menos eficientes.  
Tesoura de unhas - foto: Getty Images
Tesoura de unha 

Assim como os outros objetos de metal, a tesourinha deve ser sempre lavada com água e sabão, higienizada com álcool e fervida em água após o uso. Esse cuidado é de extrema importância para qualquer material que seja cortante, já que pode cortar a pele e contaminar o sangue com bactérias, explica a dermatologista Gabriela. Também é melhor guardar esses objetos em um estojo próprio, para eles não perderem o corte. 
Lixas de unha coloridas - foto: Getty Images
Lixa 

Quando uma amiga quebra a unha, você se apressa em pegar a lixa na bolsa para emprestar? "Esse simples ato pode causar todo o transtorno de umamicose nas unhas", alerta a dermatologista Andreia. Junto com os restinhos de unha, alguns fungos podem se instalar na lixa, aumentando riscos de contaminação. Além disso, quando você for guardá-la, esses micro-organismos podem passar para outros objetos do seu kit.  
Mulher usando lixa de pé - foto: Getty Images
Lixas de pé 

Muita gente deixa a lixa de pé ou a pedra-pomes na prateleira do banheiro para aproveitar os benefícios da água quente do banho para o amolecimento da pele. Mas esse tipo de armazenamento é péssimo, já que locais quentes e úmidos são perfeitos para abrigar bactérias, fungos e outros micro-organismos. "O ideal é guardar os objetos todos bem sequinhos em nécessaire ou caixinha longe de luz, umidade e calor excessivo", recomenda a dermatologista Andreia. Respeite também o prazo de validade do produto, que costuma ser industrializado e conter essas informações na embalagem. 
Palitinho para empurrar cutícula - foto: Getty Images
Palitinhos 

Opte pelos palitinhos de metal ao invés dos palitinhos de madeira para retirar o excesso de esmalte nas laterais das unhas e até mesmo empurrar a cutícula. "O metal permite a esterilização e elimina as bactérias", conta a dermatologista Andreia. Já os palitinhos de madeira são difíceis de secar e viram a colônia perfeita para elas.  
Esmalte vermelho - foto: Getty Images
Esmaltes 

De olho na validade: o esmalte pode durar cerca de dois anos, mesmo em uso. O ideal é sempre usá-los enquanto a textura ainda está cremosa para garantir um acabamento mais bonito. O frasco que é aberto várias vezes vai engrossar mais rápido, mas isso não quer dizer que ele está impróprio para o uso. A dermatologista Gabriela também afirma que esse é o único produto do kit manicure que pode ser emprestado sem que haja risco de contaminação. 
Toalha branca usada para fazer as mãos - foto: Getty Images
Toalha 

Paninhos usados para enxugar as pontas dos dedos não devem nunca ser guardados logo após o uso. Elas acumulam restos de pele e de unhas que facilitam a proliferação de bactérias. Sem falar na umidade: prefira usar toalhas descartáveis ou lavar as de tecido, preferencialmente com água quente, logo após o uso.  
Hidratante - foto: Getty Images
Hidratante

O melhor hidratante é aquele que vem em bisnagas - atentando-se sempre à data de validade. Os produtos disponíveis em potes com tampas de rosquear fazem com que você coloque a sua mão inteira no pote para pegar o creme. Isso pode levar restos de unha e pele para dentro do recipiente, o que não é nada higiênico.
Kit unhas - foto: Getty Images
Como guardar? 

Em casa, vale acondicionar os objetos em nécessaire ou caixinha de madeira. "Mas é importante que o recipiente fique seco, limpo e longe de sol e calor, já que esses fatores podem alterar a eficiência do produto e até predispor a proliferação de micro-organismos", orienta a dermatologista Gabriela.  

Nenhum comentário: