quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mitos e Verdades sobre a Água




Mito: Quatro litros de água diariamente é o que os adultos precisam para estarem bem hidratados. 

Fato: As pessoas tem necessidades específicas de consumo de água, mas em geral recomenda-se tomar em torno de 2 litros de líquidos por dia. 


Mito: Sede é o melhor indicador de desidratação 
Fato: Seu mecanismo de sede não é tão rápido até que esteja ligeiramente desidratado. Monitorar a cor da sua urina pode ser o melhor indicador de hidratação. Urina amarela clara e transparente demonstra hidratação adequada enquanto urina amarela escura e concentrada indica que precisa beber mais água. 
Mito: Não é saudável beber muita água 
Fato: Com exceção de alguns estados específicos de saúde, seu corpo somente usará a água que precisa e eliminará o resto. Sob condições normais, não há riscos associados por beber muita água. É recomendado que a água seja bebida devagar, ao invés de engolida de uma só vez, para evitar problemas gástricos. 
Mito: Beber muita água é exigir demais dos seus rins 
Fato: A água é necessária para o bom funcionamento dos rins. Quando a água ingerida é insuficiente, os rins compensam essa deficiência expelindo mais urina concentrada, que podem causar a formação de pedras nos rins. 
Mito: Se você tem um problema de retenção de líquidos, beba menos água. 
Fato: Na verdade, o correto é o contrário. Beber uma quantidade adequada de água vai ajudar seu corpo a manter o balanço adequado de líquido e também jogar fora o excesso de sódio, que pode contribuir para a retenção de líquido. 
Mito: Bebidas esportivas são melhores que água durante a prática de exercícios 
Fato: Em exercícios que duram menos que 60 minutos, a água é a bebida preferida. Reposição eletrolítica (bebidas esportivas) não é necessária durante curto período de exercícios. Você deve restabelecer o nível de líquido perdido nos exercícios ou você terá cansaço prematuro e diminuirá seu desempenho. Caso você se exercite por mais tempo e de forma intensa, provocando muito suor, os repositores hidroeletrolíticos são recomendados. 
Mito: Você precisa de mais água no verão do que no inverno. 
Fato: Desidratação costuma ser relacionada somente aos meses quentes de verão, mas manter seu corpo hidratado no inverno é tão importante quanto no verão. Durante atividades esportivas no inverno, não parece que você sua tanto. No entanto, seu corpo também está perdendo líquido e beber água é uma necessidade para seu desempenho atlético não ser afetado. 
Bora beber mais um pouquinho de água?

Nenhum comentário: