sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cuidados e dicas de pele para atletlas




Quem pratica esportes, além de manter-se em forma, contribui cada vez mais para a própria saúde. Porém, os atletas precisam estar atentos à proteção da pele devido à alta exposição ao sol e aos demais fatores externos. Hoje, vamos falar sobre alguns cuidados que os amantes do esporte devem ter no dia a dia.

Um dos maiores desafios que os atletas têm de enfrentar não é a competição em si, mas a fotoexposição ou o calor, que acabam afetando seu rendimento, além de trazer afecções cutâneas (problemas na pele) resultantes da queimadura solar. Outro fator agravante deve-se ao que os atletas vestem. A maioria dos competidores profissionais usam menos roupas nas competições que nos treinos, o que corrobora para uma maior exposição.

Se você não é atleta profissional, mas faz alguma prática esportiva enquanto há sol, fique atento às dicas:

  1. Transfira seu treino para as primeiras ou últimas horas do dia, mesmo que isto exija fazer 2 sessões de treino.
  2. Fuja do sol entre as 10 e as 16 horas, período em que a intensidade de raios UV é consideravelmente maior.
  3. Durante os treinos, use roupas que cubram o máximo possível do seu corpo, como shorts longos ou camisas de mangas compridas.
  4. O uso de protetor solar é indispensável. O FPS (fator de proteção solar) varia de acordo com o tom da sua pele. Pessoas mais claras devem usar protetor solar com FPS maior que pessoas mais escuras. E não se engane: dias nublados também transmitem raios UV. A proteção deve ser diária
  5. Os olhos e lábios também não ficam de fora; procure sempre usar óculos de sol com proteção anti-UV e um protetor solar em bastão para os lábios.
  6. Para esportes aquáticos, reaplique o protetor  a cada vez que sair da água e a cada 2h.
Além de todas estas dicas, existem também componentes integrantes da sua dieta que podem amplificar a proteção. Para minimizar os efeitos do envelhecimento, a vitamina E é a opção, pois além de ter um efeito antioxidante, o nutriente é lipossolúvel e é responsável por acelerar a cicatrização de ferimentos, proteger de doenças crônicas como Parkinson, Alzheimer, câncer e problemas cardiovasculares. Esta vitamina pode ser facilmente encontrada em vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, avelã, castanha do Pará), nos óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol), nas sementes, nos grãos inteiros e no gérmen de trigo.

E não é só isso: durante e depois de exercícios intensos, ela melhora o sistema imunológico e reduz os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres. Além disso, participa na regeneração de todos os tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos.


Nenhum comentário: