quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dicas para cativar as pessoas no trabalho



Um bom profissional hoje em dia é avaliado não apenas por fazer trabalho corretamente, mas também por ser uma peça chave para o crescimento da empresa. Liderança e fácil de resolução de problemas são apenas algumas das competências que os gerentes procuram ao contratar alguém e até promover um funcionário.


Mas não são apenas competências que um funcionário necessita ter. Uma das características não menos importantes é o carisma, que pode abrir muitas portas na empresa. Para a coach Marcela Buttazzi, fundadora e sócia diretora da MB Coaching, Coach e Analista Quântica, a pessoa carismática abre portas em qualquer situação, seja na empresa, no convívio familiar ou no âmbito pessoal.

"O carisma não é considerado uma competência, é um dom, um talento que nasce com o indivíduo", explica a especialista que ressalta: para as mulheres, é mais fácil se tornar uma mulher carismática até pela questão cultural e pela própria criação. "Somos estimuladas pelos pais e pela sociedade a ser comunicativa, agradável, cortês de uma forma natural", avalia Marcela. Mas de que forma é possível ser carismática com todas as pessoas no trabalho?
Um exemplo para ser carismática no trabalho é saber ouvir o colega de trabalho, o seu colaborador, seu gestor ou parceiro de negócio. Para a coach, a mulher precisa utilizar o bom senso, impor limites, ser reservada, entretanto ao mesmo tempo ser cordial, sorridente e estar apta para ajudar o próximo.

Gentileza e interação com todos
Seja uma pessoa agradável, gentil e utilize a cortesia para com os outros. Isso é uma forma inteligente de interagir com o mundo. Há um ditado popular que diz: 'Tudo que plantamos, nós colhemos'.
'Acredito nesta fórmula pelo lado positivo. Utilize o bom senso, respeite o próximo e se coloque no lugar do outro. Dessa forma, conseguimos estimular o dom de carisma que temos dentro de nós”, explica a coach Marcela Buttazzi.

Tenha contato com outros departamentos
É importante ter contato com outros setores da empresa. A partir do momento que interagimos com o outro e conhecemos o trabalho do colega de trabalho, nós aprendemos e crescemos com esse convívio pela troca de informações, vivências e, automaticamente, ganhamos maturidade.

Compartilhe dos mesmos valores da empresa
Procure conhecer os valores da organização que você trabalha ou em que vai trabalhar. Para checar se os valores da empresa são parecidos ou cruzam com os seus, faça esta breve reflexão: sob quais valores você vive antes de escolher a empresa que deseja atuar ou se já estiver empregado? Pensar dessa maneira ajuda a concilicar seu espírito profissional com os preceitos da empresa.

Saber ouvir é fundamental
Saber ouvir é uma competência profissional exigida pela atualidade. Todos nós precisamos adquirir essa competência ou melhorá-la para viver melhor tanto na vida profissional como na pessoal.

Separe o pessoal do profissional
Para separar a vida pessoal da profissional não existe fórmula mágica: devemos utilizar a razão, ou seja, a racionalidade. Não agir de cabeça cheia, com estresse e ter essa autoconsciência é o principal para conciliar a jornada dessa vida dupla.

Fonte: Portal Tempo de Mulher

Nenhum comentário: