sábado, 25 de junho de 2011

Sua maquiagem esta vencida, e agora?

O Assunto que trago é VALIDADE DAS MAQUIAGENS

Isso é sério, meninas!



A validade de nossas maquiagens:

Você sabia que uma maquiagem vencida se usada pode causar alergias?
Que atire o primeiro batom quem nunca ignorou o prazo de validade estampado na embalagem e usou algum produto de beleza por um tempão sem dar a menor bola para os perigos dessa prática.

Pois é, por mais que dê um aperto no coração, utilizar maquiagem vencida é um verdadeiro atentado à saúde.

“Quando o prazo de validade expira, significa que, além do produto perder sua eficácia, há grandes chances de seu sistema conservante não estar mais ativo. Sendo assim, qualquer microorganismo que se depositar ali encontrará uma condição riquíssima de crescimento”, alerta Emiro Khury, farmacêutico e diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).




Na Europa, além do prazo de validade, os rótulos dos cosméticos indicam o período de tempo que eles devem ser usados após abertos. Isso porque, a partir do momento em que o produto é colocado em uso, o contato com o ambiente e o manuseio constante o tornam mais sujeito à contaminação. "Os cosméticos têm gordura, proteína e vitaminas, ou seja, são um meio de cultura", diz a dermatologista Flávia Addor, diretora-técnica do Medcin Instituto da Pele, que realiza pesquisas clínicas com produtos dermatológicos.

A recomendação de Blakeney e dos pesquisadores do College of Optometrists é que rímeis, por exemplo, sejam descartados depois de três a seis meses de uso. Mas a norma não pode ser transposta diretamente para o Brasil, afirma Addor. Segundo ela, o risco de contaminação após a abertura do produto depende muito da formulação, do tipo de embalagem e da maneira como ele é usado. A dica, então, é observar se a maquiagem sofre mudanças na aparência, na cor, no cheiro ou na consistência. "Se ela era viscosa e ficou mais aguada, se fica grudenta, empelotando ou muda a cor ou o cheiro é sinal de que precisa ser jogada fora", exemplifica a dermatologista.

Sempre jogamos fora a caixinha de uma make nova e lá se vai a data de validade, então tenha essa tabelinha em mãos,ok?

Base: em torno de 1 ano
Batom: dura até dois anos
Blush: dura dois anos
Corretivo: dura até um ano
Delineador: dura um ano
Esmalte: dura até um ano
Lápis para lábios: dura até dois anos
Lápis para olhos: dura dois anos
Pó facial: dura até dois anos
Rímel: dura de tres a seis meses
Sombra em pó: dura dois anos

Beijos e otimas vendas!

Nenhum comentário: