sábado, 2 de junho de 2012

Perfumes


Que é bom, todo mundo sabe! Mas será que usamos da maneira correta??


Cítricos, amadeirados, florais. O Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de perfumaria. Certamente é melhor sentir um aroma de perfume no ar do que algum cheiro desagradável, mas será que usar perfume em excesso também não incomoda as pessoas que estão por perto? Com certeza perfume em excesso incomoda, ao menos incomoda a mim. De acordo com sites e revistas especializadas no assunto a dica é que para que se deve ser sensato em usar perfumes, pois perfume em excesso, além de ser enjoativo, dá um ar de vulgaridade também. 

Cada pessoa tem seu gosto, mas convenhamos que estar em um ambiente, principalmente no trabalho, onde uma pessoa mesmo estando a uma certa distância de você exala um perfume tão grande que o ambiente fica impregnado por horas, não é nada agradável. Sentir um perfume por alguns instantes certamente é agradável, mas isso se torna inconveniente se tivermos que ficar sentindo por várias horas esse perfume.

É fundamental não exagerar no perfume. o excesso de perfume chega a ser uma invasão de privacidade: o ideal é que os outros sintam o perfume apenas quando chegarem bem perto². Vejam bem, especialistas no assunto indicam que o perfume deve ser usado para que apenas seja sentido quando alguém se apriximar de você, mas, no entanto, o que ocorre, especialmente com algumas mulheres é que usam tanto perfume que as vezes é sentido a mestros de distância, tornando-se inconveniente.

De acordo com Norma Moog "o uso do perfume não é indiscriminado. Há regras e bom senso na utilização desse complemento, que acrescenta cuidado pessoal e, por que não, bom gosto e elegância. O perfume não deve chegar antes da pessoa, anunciando sua vinda como um arauto. O indivíduo é mais importante, a fragrância vem depois. Todos nós, gostamos sim de alguém cheiroso, naqueles momentos mais íntimos mas, no entanto, quando temos que passar um dia inteiro em uma sala fechada num ambiente de trabalho o perfume em excesso pode causar desconfortos.  

- Use o perfume em, no máximo, dois locais;

- Para não errar na dose é importante também saber onde aplicar o perfume (nos pulsos, atrás das orelhas e, no máximo, no colo);

- Não esfregue os pulsos quando passar o perfume. “Isso altera a fragrância do perfume porque aquece a pele”;

- Atenção se você passar perfume nas mãos;

Depois de usar o mesmo perfume durante muito tempo, algumas pessoas se acostumam com a fragrância e quase não sentem mais o cheiro.


Veja mais dicas da especialista, tirando algumas dúvidas frequentes:

1) Posso usar desodorante com fragrância diferente do perfume?
A pessoa tem duas opções: Ou ela usa um desodorante neutro, para o desodorante não “brigar” com o perfume, ou ela usa perfume e desodorante com a mesma família olfativa. Se o perfume tiver fragrância floral, o desodorante tem que ser floral, se o perfume for cítrico, o desodorante tem que ser cítrico. Dessa forma, ela vai conseguir uma harmonia.

2) Por que usar borrifador? Ele não gasta mais?
Não, não gasta mais. Na verdade, o borrifador economiza o perfume porque direciona o jato e você deve usar o perfume com borrifador porque vai ficar com a fragrância apenas nos locais onde você passou o perfume e não nas mãos, por exemplo.


3) Há diferença entre perfume para o dia e para a noite?
Isso varia de pessoa pra pessoa, de acordo com o gosto pessoal, mas o ideal é que você não use um perfume que exale um cheiro muito forte durante o dia. Por exemplo, se você quer usar eau de parfum, pode, mas com muita cautela. Use uma quantidade menor. Se você costuma usar seis, sete borrifadas, use uma ou duas, no máximo.

O perfume provou ser um produto valioso em tempos antigos e modernos, com a moderna indústria do perfume faturando bilhões a cada ano. O perfume é mais um luxo do que uma necessidade, no entanto a sua popularidade cresce a cada ano. A razão por trás disso é o prazer que o usuário vivencia, e este tipo de prazer proporciona reconhecimento e benefícios que são característicos daqueles que fazem uso do perfume.

Primeiramente, o efeito do perfume em nosso cérebro não é necessariamente reconhecido, embora os efeitos sejam certamente apreciados. A habilidade de cheirar imediatamente tem um impacto positivo. Isto é importante porque algumas pesquisas mostram que as pessoas sem o sentido do olfato têm uma vida menos feliz do que aquelas pessoas que podem cheirar; o perfume induz a emoções que afetam o nosso comportamento. 

Como resultado disto, o perfume tornou-se uma ciência tanto quanto um acessório. A aromaterapia estuda os efeitos de ingredientes botânicos naturais do perfume, geralmente sob a forma de óleos em seu estado mais puro. Melhora o comportamento e a sensação geral de bem estar e aplica o conhecimento melhorando o perfume no ambiente e oferecendo uma variedade de serviços de aromaterapia visando a melhorar a vida das pessoas. Aromacologia aplica esta mesma técnica a todo o perfume disponível, das flores a areia, e os resultados estão atualmente ajudando os fabricantes de perfume do mundo inteiro. 

Os benefícios do perfume não são destacados apenas pelo estudo científico. Muitos psicólogos indicam que os seres humanos começaram a armazenar a informação sobre perfumes quando tinham apenas alguns meses de idade, e que os perfumes afetam as reações em relação as pessoas e eventos muito mais do que alguns dos outros sentidos em uma idade tão tenra. De fato, nosso gosto nos cheiros permanece mais ou menos inalterado comparado com os outros sentidos que são extremamente mutáveis. Isto significa que nós escolhemos perfumes por uma razão, ou provoca um sentimento de nostalgia ou nos faz sentir de uma determinada maneira. O perfume escolhido tem uma relevância social, dizendo algo sobre a pessoa, e ajudando a definir sua identidade. A atração por outra pessoa é influenciada pelas fragrâncias invisíveis conhecidos como feromônios, e o perfume é adicionado a este. Acima de tudo, o perfume dá ao portador a sensação de frescor, de atração e de maior confiança, e a confiança é um benefício definitivo.

Faça o teste do perfume na dose certa

Este é um teste adaptado para o Jornal Hoje. Os testes originais, criados por empresas que desenvolvem fragrâncias, são maiores.

1) Em relação a amigos, você:

a) Tem uma turma enorme e sempre saem juntos

b) Tem um grupo reservado que faz reuniões em casa

c) Prefere sair com o (a) namorado (a) do que com amigos


2) Nos finais de semana:

a) Você vai a lugares abertos e pratica esportes

b) Você vai para baladas e barzinhos

c) Curte mais um cinema


3) Seu destino de férias seria:

a) Camping e esportes radicais

b) Resort na praia

c) Hotel na neve


4) Música para ouvir no carro é:

a) Qualquer uma desde que seja animada

b) Prefere pop e músicas da moda

c) Algo calmo e tranqüilo que relaxe do estresse do trânsito


5) Para comer você prefere:

a) Arroz, feijão e bife

b) Massas

c) Pratos mais elaborados


6) Roupa do dia a dia ou para trabalhar:

a) Jeans e camiseta

b) Vestidos casuais ou calças e camisas

c) Vestidos ou ternos


Maioria de respostas (a) – você é divertido, descontraído e informal,

com espírito esportivo como as famílias olfativas cítricas, frutais e

fougère, que tem notas masculinas.


Maioria das respostas (b) – você é mais caseiro, com estilo casual,

gosta de amigos mas também sabe curtir a família e sua casa. Colônias

florais e amadeiradas combinam com você.


Maioria das respostas (c) – você é mais clássico, reservado, gosta de

romance e curte seus momentos de intimidade. Colônias orientais,

amadeiradas e especiadas são as indicadas para seu estilo de vida.


Empates: há aqueles que podem usar mais de um tipo de colônia, pois tem várias nuances da sua personalidade e gosta de ter uma fragrância que combine com cada uma.

Nenhum comentário: