terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cuidado com os pés


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pés precisam sim de um tratamento especial, que inclui esfoliaçãohidratação, além dos cuidados e higienização básicos com as unhas, que devem ser feitos no mínimo uma vez por semana. Para quem usa sapato fechado com freqüência esses cuidados são ainda mais importante, devido a maior propensão de proliferação de fungos, como as micoses e frieiras, que causam odor e manchas.
O primeiro cuidado básico que devemos ter com os pés começa durante o banho, esse é o melhor momento para lavá-los e esfregá-los bem. Dê atenção a todos os cantinhos e ao secá-los, passe a toalha no vão de todos os dedos para garantir que não ficarão resíduos de água na região. Uma hidratação básica deve ser feita diariamente, logo depois de lavar e secar bem os pés. Use um hidratante comum, exceto entre os dedos, para essa região prefira aplicar talcos específicos.

Cuidado com os pés - Óleos e cremes

Uma boa esfoliação também deve ser feita uma vez por semana para remover as células mortas e renovar a pele. Mas, em vez de lixas e pedras pomes, prefira cremes esfoliantes específicos e depois da esfoliação, não esqueça de hidratar os pés com óleos vegetais oucremes, como ensinaremos a seguir.
Além das hidratações diárias como dito acima, pelo menos uma vez por semana, faça uma hidratação mais profunda. Primeiro, lave os pés em água norma, seque-os e passe uma lixa molhada retirando suavemente as peles a mostra, aquela região que normalmente fica mais amarelada. Em seguida, passe um esfoliante próprio para os pés, lave-os novamente, seque entre os dedos e passe um creme especifico para os pés. A dica é usar produtos hidratantes específicos para os pés, a base de parafinaóleo de malaleuca, que agem também como fungicidas e cicatrizantes, ou ainda, duas gotas de óleo de olivaóleo de semente de uva ou até óleo de girassol, evitando sempre passar entre os dedos.




Nenhum comentário: