sábado, 28 de abril de 2012

Chá Verde


Chá Verde

O chá verde é ótimo para o organismo. Seus benefícios são inúmeros, e vão desde a beleza da pele até a saúde do coração.
A erva facilita a absorção dos nutrientes dos alimentos e a eliminação de substâncias indesejáveis, tais como agrotóxicos.
O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis e é famoso por possuir alta concentração de antioxidantes. No chá verde também encontramos alta concentração de caroteno e vitaminas C e E, substâncias que atuam no rejuvenescimento do organismo. Durante o processamento, as folhas da erva sofrem pouca oxidação e retêm a sua cor original, por isso o nome ‘chá verde’.
O chá verde é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas (B1, B2, C, E, K).
O chá verde também é rico em tanino — que diminui a taxa de LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas, substâncias que previnem as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Benefícios do Chá Verde

Chá Verde
O chá verde contém alta concentração de antioxidantes, carotenos, minerais e vitaminas. Essas substâncias possuem efeitos protetores ao nosso organismo. Portanto, o chá verde garante vários benefícios à nossa saúde, prevenindo contra diversos problemas de saúde:
  1. Câncer: Os polifenóis do chá verde atuam contra a enzima quinol-oxidase; enzima esta que estimula o crescimento de células cancerosas no intestino, esôfago, pulmões, mama e pele. Os polifenóis também ajudam a proteger as células saudáveis.
  2. Doenças cardíacas: O princípio ativo do chá reduz o risco da adesão de placas de gordura aos vasos sangüíneos, ajudando a prevenir a arteriosclerose. Também tem efeito anticoagulante.
  3. Acne: O chá verde ajuda a repelir as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação. Também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato.
  4. Depressão imunológica: Uma das substâncias presentes no chá, a etilemina, amplia a capacidade de certos integrantes do sistema das células imunológicas.
  5. Alergia respiratória: Os polifenóis bloqueiam os receptores celulares envolvidos na resposta aos estímulos alergênicos que desencadeiam as reações típicas das renites.
  6. Obesidade: O chá verde acelera o metabolismo, facilitando a queima da gordura corporal.
  7. Colesterol alto: Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
  8. Envelhecimento precoce: Por ser rico em flavonóides— substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres — o chá verde atua combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, a erva é rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente. Por isso, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.

Modo de Preparo do Chá Verde

Chá Verde
  • Esquente a água. Para preparar o chá verde, a água não precisa ferver por completo, basta que a ebulição tenha começado.
  • Faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água quase fervente.
  • Deixe agir por 5 minutos e coe logo em seguida.
O efeito do chá é mais eficaz se ele for tomado imediatamente após o preparo.
  • Para melhorar a imunidade e prevenir doenças: Tomar uma xícara por dia.
  • Para emagrecer: Tomar três xícaras por dia. Procure distribuir essas 3 xícaras ao longo do dia.

Nenhum comentário: