quinta-feira, 26 de abril de 2012

Higiene íntima feminina

O pH da região íntima feminina é aproximadamente 5,9, sendo que quanto mais alcalino estiver, ou seja, em valores maiores que este, mais debilitada estará a função imunológica da vulva. Pois é, o potencial hidrogênico iônico, mais conhecido como pH, varia de acordo com uma série de fatores incluindo: umidade da pele, agentes externos e hormonais. Normalmente, existem lactobacilos e bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos prejudiciais, e o excesso ou a falta de higiene, bem como a utilização de produtos inapropriados podem prejudicar essas defesas locais, favorecendo o ataque de inúmeros germes como a clamídia.

De acordo com ginecologistas, o suor, a gordura, a umidade, a urina e uma quantidade enorme de células mortas que se acumulam diariamente. Um índice de acidez ruim pode ser causado por oclusões constantes, quando o órgão íntimo é tapado, por exemplo por uma calça justa, sabões e limpadores inadequados.

Higiene íntima feminina - Sabonete íntimo

A recomendação Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia é que as mulheres optem pelo uso de sabonetes íntimos que sejam mais adequados para regular o pH genital e fortalecer a capa protetora da intimidade feminina. O detalhe mais importante é que esses produtos sejam especializados e formulados para não agredir a pele e mucosas genitais.

Portanto, o ideal é que o sabonetes íntimos sejam hipoalergênicos, com pH entre 4,2 e 5,6 e líquidos, pois os sabonetes em barra geralmente são alcalinos e podem causar alergia e coceira. Outro detalhe é que esses produtos não podem produzir espuma nem conter substâncias antissépticas, que matam os germes naturais da pele. Também recomenda-se não utilizar sabonete íntimo na parte interna da região genital, mesmo em casos de infecções e inflamações.

Para mulheres que passam o dia inteiro fora de casa e não são alérgicas, os lenços umedecidos são uma boa alternativa para a higiene no meio do dia.

E o sabonete intimo da Racco esta na lista dos melhores sabonetes intimos, com nota 10. Precisa falar mais alguma coisa???

Nenhum comentário: