segunda-feira, 23 de abril de 2012

Previna-se contra o câncer de pele


O câncer de pele é formado por células que sofreram uma transformação e se multiplicam de forma desordenada originando um novo tecido (neoplasia). A principal causa do aparecimento do tumor é a exposição solar prolongada e sem proteção.
Cerca de 90% dos tumores se localizam em locais que costumam pegar sol diretamente, como o rosto, braços, mãos, ombros e colo. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a doença:
- Use sempre protetor solar fator 30, aplicando generosamente, de forma que a pele fique com uma “capa” branca que será absorvida e ficará invisível posteriormente. Utilize 20 minutos antes de se expor ao sol e reaplique após algumas horas e quando houver transpiração excessiva.
- Use chapéus, pois além das chances de se adquirir câncer de pele no couro cabeludo, o sol também provoca calvície e envelhecimento precoce.
- Evite exposição solar entre as 10h e as 16h.
- Não se esqueça de aplicar protetor também nos lábios e orelhas, pois são locais que também podem ser afetados pela doença.
- Utilize protetor solar mesmo se ficar em ambientes fechados, como escritórios. A luz branca e até a iluminação do monitor do computador também emitem radiação ultravioleta.
- Se você notar manchas disformes na pele, de coloração amarronzada e mudança de textura, vá ao médico imediatamente.
- Visite um dermatologista anualmente. Ele avaliará a sua pele e poderá tratar precocemente qualquer lesão pré-cancerosa.

Nenhum comentário: