domingo, 2 de outubro de 2011

Aprenda a realizar reuniões com suas clientes


Se você trabalha com vendas, já deve estar cansada de ouvir que os encontros com os clientes são as melhores maneiras para ofertar e promover seus produtos. Essa é a mais pura verdade. Mas não basta ser um encontro qualquer. Para obter bons resultados, organize esta pequena reunião em um ambiente que transmita, sobretudo, conforto para as pessoas de maneira que você consiga dar atenção para todos. Parece difícil? É mais simples do que se imagina. 

Antes de tudo, defina qual será a data mais adequada para realizar o encontro. Para isso, investigue com suas consumidoras quais são suas disponibilidades de tempo e horário. Após a definição da data, confeccione convites contendo a data, horário e local, para que você possa entregar às suas clientes. Esse convite pessoal seja via telefone, e-mail ou pessoalmente tem um grande impacto.

“Quando o evento estiver próximo, entre em contato com todos os convidados para lembrá-los a data e confirme a presença de todos, para que você não tenha prejuízo ao realizar as encomendas de comidas e bebidas”, alerta a promotora de eventos, Elisabete Francisca Alves. Para organizar adequadamente sua reunião, veja abaixo mais algumas dicas da promotora de eventos e saiba como realizá-lo com sucesso:

1 - Defina a quantidade de pessoas que deseja chamar para o encontro, de acordo com o espaço que você tem disponível. Procure convidar até 20 pessoas para que você possa dar atenção a todas;

2 - Faça encomendas das comidas e bebidas que deseja servir, vá de acordo com seu público;

3 - Se o encontro for realizado em sua residência, procure fazer uma boa faxina e organização com pelo menos um dia de antecedência, para que no dia do evento você não esteja cansada;

4 - Defina todo o roteiro com horários estipulados do que será tratado neste dia para que você não se perca nas atividades;

5 - Providencie cadeiras para todos os convidados e mesa, caso seja preciso;

6 - Organize uma mesa com as bebidas, comidas, guardanapos e copos;

7 - Coloque em exposição alguns produtos para que durante a reunião os convidados possam experimentar;

8 - Separe bloco de notas e canetas, caso alguém queira fazer alguma anotação.


Quando chegar o dia do encontro sabia como se portar diante dos convidados, mantenha uma postura ereta e esteja preparada para todos os tipos de perguntas. Sobretudo, esteja pronta no local com pelo menos uma hora de antecedência. Assim você poderá resolver qualquer imprevisto antes da chegada das pessoas.

Aproveite estes eventos para você apresentar seu trabalho, portanto, esteja bem vestida, cabelo arrumado e, principalmente, demonstre confiança e segurança no que faz. “Durante o evento, aproveite para interagir com suas clientes. Tente se tornar uma pessoa mais próxima delas. Procure saber do que elas gostam e o que estão buscando. Desta maneira você obterá sucesso na reunião”, sugere a consultora de vendas, Viviane Gonçalves Dias Pereira.

Estes eventos são perfeitos para conseguir novos clientes, pois muitas convidadas podem levar suas amigas para conhecerem seu trabalho. Então este é o momento de mostrar seu potencial. 

No decorrer da reunião, você pode realizar algumas atividades, por exemplo, passar algum vídeo motivacional, fazer uma mini palestra sobre cuidados com a pele e cabelos, dicas de maquiagem, distribuir brindes ou realizar alguns sorteios. Viaje na sua imaginação!

O mais importante é você circular durante o encontro e dar atenção a todos os convidados. Não fique centralizada em nenhum grupo, escute atentamente as pessoas e evite se dispersar com conversas paralelas. Desta maneira você realizará muitas vendas durante e depois do evento.

Nenhum comentário: