quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Não perca tempo e dinheiro ao visitar um cliente

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Todos afirmam que tempo é dinheiro, mas será que isso é verdade? Na realidade, tempo é desenvolvimento e produção, porque para ganhar dinheiro você necessita ter tempo e saber administrá-lo para poder desempenhar um bom papel em seu trabalho. Então como podemos aproveitar cada minuto do nosso dia para unir o tempo ao dinheiro ao visitar um cliente?

Temos a mesma quantidade de horas diárias, ou seja, 24 horas, porém algumas pessoas conseguem aproveitar melhor deste período diário, enquanto outras pessoas têm mais dificuldade em organizar este tempo tão limitado. “O mais importante é saber aproveitar o máximo dele, uma vez que não é possível alugá-lo, guardá-lo, vendê-lo, mas apenas usá-lo ao máximo. Portanto, compre uma agenda e organize seu dia para não perder tempo tentando se lembrar do que deve fazer e em qual horário”, declara a especialista e consultora em administração e organização de tempo, Ligia Soares Santos.

No mundo dos negócios a organização do seu tempo é essencial para alcançar suas metas e manter o seu cliente com você, então ao visitar um consumidor procure se precaver em alguns detalhes para poupar o seu tempo, por exemplo, não realize uma visita inesperada ao seu cliente, pois você corre o risco de chegar ao local e ele não estar em casa. Além de poder fazer com que o consumidor te atenda com má vontade, porque ele não estava contando com a sua chegada.


 
“Procure sempre agendar a visita de acordo com a disponibilidade do cliente e programe-se para chegar no horário marcado. Caso o encontro seja um local desconhecido, utilize os mapas, seja na internet, GPS ou guias, e planeje duas rotas, pois caso uma apresente algum imprevisto no decorrer do caminho, você terá como pegar a 2º alternativa. Mas se você utiliza transporte público, pesquise o tempo que o ônibus leva para chegar ao local e qual é o intervalo entre um ônibus e outro”, alerta o consultor administrativo, Roberto Ailton Gomes.

Não pense que durante o tempo em que você está se locomovendo, é um tempo perdido, planeje o dia seguinte, leia algum livro útil para o seu dia-a-dia profissional, pense nas contra-argumentações para ganhar seu próximo cliente, planeje a próxima semana e agende as próximas visitas. Seja em viagens de carro, metrô, avião ou ônibus, não fique ocioso.

Outro fator importante para economizar tempo é fazer uma pausa durante a sua jornada de trabalho. Mas não pense que isso é uma perda de tempo, a pausa serve para que você possa aliviar a sua mente e retomar seu trabalho com mais garra e com idéias novas. Outra maneira de otimizar seu tempo é se concentrar no que faz, não é possível fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo e com a mesma qualidade, com certeza, uma delas sairá com uma qualidade inferior. Concentre-se e vá até o final.

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