sábado, 18 de agosto de 2012

Lavar o rosto: pequenos detalhes que fazem uma grande diferença!





Acredite... Muitas pessoas ainda erram ao lavar o rosto.
Erram na escolha do sabonete ou na temperatura da água... Ou no excesso de lavagem...
Lavar o rosto pode não ser tão simples quanto parece. Alias... Vocês sabiam que o ato de lavar o rosto já nos mantem afastadas dos primeiros sinais da idade?! E que uma pele limpa 'recebe' melhor os tratamentos estéticos? - Sem sujeira, poro obstruído etc... os produtos penetram com mais facilidade.



Frequência:
O ideal é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia - pela manhã e a noite. Essa frequência garante todos benefícios de uma pele limpa e não desequilibra o pH da pele.
Até mesmo a pele oleosa deve obedecer essa frequência. Ao contrário do que muita gente pensa, a lavagem em excesso acaba dando o efeito contrário do desejado. A oleosidade é uma proteção natural da pele - se a pele sentir que está sem nenhuma proteção ela irá começar a trabalhar para produzir mais 'sebo' e consequentemente sua pele ficará ainda mais de fritar batatinha.
E por favor, não confundam uma pele saudável, viçosa... Com uma pele oleosa!

Higiene:
Outro hábito comum que sempre faço - confesso! - é não lavar as mãos antes de lavar o rosto! Elas precisam estar limpas para não passar nenhum tipo de bactéria para o rosto.
E é importante enxaguá-las bem antes de lavar o rosto - os sabonetes que geralmente usamos nas mãos são muito agressivos para a pele do rosto.

Temperatura da água:
A água 'natural' é sempre a mais recomendada e nos dias mais frios uma água levemente aquecida - mais do que isso desidrata e resseca a pele.
Á água muito fria também não é de todo aconselhado, pois provoca o choque térmico, que a médio prazo, pode causar alterações róseas na estrutura da pele.


Quantidade de produto:
Geralmente os sabonetes específicos para o rosto não fazem grandes espumas, principalmente os líquidos. E não é quantidade que influencia nisso e sim porque geralmente esses produtos são mais suaves. 
A quantidade ideal é aquela que você consegue passar no rosto todo, incluindo o pescoço.
Para os sabonetes em barra, faça a espuma nas mãos e aplique no rosto de maneira uniforme - NUNCA esfregue com força - lembre... A pele do rosto é sensível.

Sabonete ideal:
Aqui no Diva já contei sobre diversos sabonetes que usei e gostei - tenho a pele oleosa.
Mas para as amigas com pele seca, normal ou mista:
Normal a mista: sabonete neutro, que hidrate e tonifique a pele. 
Oleosa: produtos com substâncias mais secantes, como o enxofre e ou os adstringentes. 
Seca: produtos mais nutritivos, que hidratam. A base de lanolina e óleo de amêndoas é uma boa sugestão.


Massageie o rosto: 
Como citei acima - não esfregue o rosto! Massageie!
Usando a força para lavar o rosto pequenos arranhões, ferimentos e ou rompimento das fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.

Limpeza profunda:
A bucha vegetal é uma boa pedida, porém não se deve usá-la com frequência e claro, sem agressividade!
Ela faz uma esfoliação natural e suave na pele - removendo as impurezas mais profundas. 

Enxágue:
Sempre de maneira uniforme e completa.
Muitas vezes esquecemos da região próxima ao couro cabeludo - o acúmulo dos resquícios do sabão pode causar irritação e deixar a pele ressecada.
Outra área importante é a dos olhos, principalmente para quem usa maquiagem todos os dias.
Um detalhe: é bom finalizar a limpeza do rosto com uma água um pouco mais fria para fechar os poros. Masssss não exagere na água fria - na mudança de temperatura - para não causar o choque térmico que citei no começo do post.

Secando:
Dê preferência para uma toalha que você use somente no rosto. Não esfregue a toalha e sim pressione levemente contra o rosto para absorver o excesso de água sem irritar a pele.


Bom, com esse monteeee de dica fica muito mais fácil cuidar da nossa pele, neh!
Sempre que possível faça também uma esfoliação e tonifique a pele. Limpezas mais profundas são importantes.


Nenhum comentário: