terça-feira, 14 de agosto de 2012

O zinco e o seu efeito antienvelhecimento




O zinco tem estado cada vez mais presente em fórmulas que prometem saúde e força. Mas você sabe exatamente o que ele faz por você, e qual é a melhor forma de consumi-lo?

A principal atuação desse nutriente é, de fato, no sistema imunológico: ele fortalece as defesas e ajuda na cicatrização. Para as atletas, é ainda mais interessante o seu efeito antioxidante. O zinco ajuda a combater radicais livres, substâncias estimuladas pelo exercício físico que podem envelhecer a pele.

No caso das mulheres, é ainda mais importante reforçar a alimentação, já que o uso de anticoncepcionais prejudica a absorção de zinco, magnésio, vitamina C  e  vitaminas B3 e B6. 

Outro benefício do mineral é que ele acelera a cicatrização dos tecidos. Por isso, se você fizer tratamentos como peelings e até os invasivos, ter o organismo nutrido com zinco é essencial para que a pele se cure mais rápido.

Mas nada de apelar para compostos vitamínicos sem acompanhamento profissional: o excesso de nutrientes nas fórmulas pode fazer com que alguns não sejam bem absorvidos. Uma dieta personalizada pode inclusive substituir a suplementação. O segredo é incluir castanhas, feijão e frutos do mar (como ostras) no seu dia-a-dia.


Nenhum comentário: