quarta-feira, 28 de março de 2012

ACNE

Quem sonha com uma pele perfeita
vai ter que controlar a boca.
*É que estudos realizados nos últimos anos demonstraram
que o açúcar piora a acne.
O motivo desta piora é o alto índice glicêmico dos alimentos com muito açúcar.
Isso faz com que a aumente rapidamente o nível de glicose
no sangue, o que libera um grande fluxo de insulina
e outros hormônios, que, segundo as suspeitas dos cientistas,
são capazes de estimular a produção de óleo
e inflamar a pele.
*
Para verificar a teoria, pesquisadores recrutaram 50 homens e garotos, com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne,e acompanharam seu progresso durante doze semanas.
Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos,como pão branco, cereais com açúcar e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e escala glicêmica menor, como peixe, pão integral e frutas.
O estudo, que foi publicado no final de 2007 e apresentado no 67º Congresso Meeting de Dermatologia, que aconteceu em março de 2009, mostrou que quem fez dieta hipoglicêmica (com menos açúcar)
teve redução nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo-controle.
Eles também demonstraram reduções nos hormônios masculinos causadores da acne.
Isso sugere que os hormônios desempenham um papel ativo no processo.
*
TRATAMENTO ANTI-ACNE
*
1º Lavar Sabonete Sulfuroso ( 1473) :
*
Bio Sulfocus e substâncias hidratantes não oleosas (umectantes). Limpa a pele profundamente e elimina microrganismos causadores da acne.Lavar o rosto utilizando água morna. Enxaguar bem.
2º Limpar
Soro de Limpeza (1471):
Limpa totalmente os poros por alcançar camadas mais profundas da pele. Contém o Acnodermol Complex, e é indispensável para completar a limpeza iniciada pelo sabonete Sulfuroso. Sua formulação não oleosa equilibra a oleosidade da pele removendo até os últimos sinais de sujeira. Umedecer um algodão com o Soro de Limpeza e passar suavemente no rosto. Fazer movimentos que vão do centro para fora da face e de baixo para cima. Deixar secar naturalmente.
*
3º Hidratar e Cicatrizar Gel Secativo (1472):
Quando em contato com a pele, age profundamente eliminando os causadores da acne estimulando sua cicatrização. Fórmula inovadora contendo ativos de alta concentração e substâncias hidratantes e nutritivas que tornam a pele sedosa sem deixá-la oleosa.Aplicar uma generosa camada de gel secativo em movimentos circulares quantas vezes julgar necessário.*Repetir os procedimentos no mínimo duas vezes ao dia. O gel secativo deverá ser reaplicado várias vezes ao dia, principalmente sobre as regiões afetadas.
*
DICAS: * Não esfregar a toalha na pele do rosto, passar suavemente; * Não dormir de maquiagem; * Não usar adstringente, porque ao invés de remover o excesso de óleo, a pele acneica reage produzindo até mais óleo, o chamado efeito rebote; * Não mexer ou espremer espinhas, pois podem causar cicatrizes; * Usar somente produtos não comedogênicos; * Usar sempre protetor solar. DIARIAMENTE!!!
*
ATENÇÃO!!! SE A ACNE APARECER AO REDOR DA BOCA E BOCHECHAS, PRESTE ATENÇÃO NA PASTA DE DENTES E ENXAGÜE BUCAL. ACNE AO REDOR DA LINHA DO CABELO OU NO COURO CAPILAR PODEM SER CAUSADAS PELA OLEOSIDADE DO CABELO.
*
DÚVIDAS FREQUENTES:
Comer chocolate provoca espinhas? Não existe comprovação científica e consenso sobre esta relação. Mas alimentos gordurosos, em geral (chocolate e sorvete inclusos!), podem aumentar a oleosidade da pele e isso também aumenta a probabilidade de aparecer uma espinha.
Meu intestino é preso, isso contribui para o aparecimento de espinhas? Não existe nenhuma relação entre o funcionamento intestinal e acne.
Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne? Manter a pele limpa é importante para a prevenção da acne. Mas lavar o rosto repetidamente pode causar o efeito "rebote", ou seja,a pele acaba produzindo mais oleosidade para compensar pelo ressecamento provocado pelas lavagens.
Acne é contagiosa? Não. Apesar de existir uma bactéria envolvida no seu surgimento (P. acnes), a acne não é transmitida de pessoa para pessoa.
Cravos pretos são sinônimo de sujeira e presença de vermes na pele? Não. Os cravos pretos são o resultado do entupimento dos poros pela própria gordura produzida pela nossa pele. Em contato com o ar, essa gordura oxida e escurece.
Acne é hereditária? Sim. A causa principal para o surgimento da acne é a existência de uma predisposição genética. ou seja: se seus pais tiveram muitas espinhas na adolescência, é provável que você também vá ter o problema. O segredo é já começar a cuidar bem da pele logo que aparecerem os primeiros cravos.
Anticoncepcional piora a acne? Pela influência dos hormônios, o anticoncepcional pode agravar ou melhorar a acne. Isso depende do tipo de contraceptivo que for escolhido, mas o surgimento da acne está ligada a diversos outros fatores.
Menstruação causa acne? Também por causa dos hormônios, pode haver uma piora d a acne nos dias anteriores à menstruação, durante a TPM.
O sol melhora a acne? Não. Apesar de ter algum efeito antiinflamatório, o sol pode provocar aumento na produção de oleosidade o que, na verdade, pode piorar a acne.
Cicatrizes de acne são para sempre? Depende do tipo de cicatrizes. Existem alguns recursos para o tratamento das marcas deixadas pela acne, como os peelings, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais adequado para você, consulte um dermatologista. Mas, de qualquer maneira, evite espremer as espinhas.

Nenhum comentário: