quinta-feira, 22 de março de 2012

MANCHAS ESCURAS NA PELE


Tratamento de pele para manchas escuras
MELASMA
*
Melasma é uma distúbrio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer no tronco, pescoço e membros superiores. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Acontece em cerca de dez por cento nos homens. Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência de aumento de melanina na pele.
Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.
Causas:
O melasma é causado por vários fatores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anti-concepcionais e principalmente a radiação ultravioleta e infravermelho.
O aumento na pigmentação, causado por estímulos hormonais, como o estrogênio e progesterônio ou ohormonio estimulante da formação de melamina, fazem com que o o melanócito (célula responsável pela produção do pigmento cutâneo)produza mais melanina. Ele não causa nenhum problema interno, mas assim como estrias, é queixa estética frequente na Dermatologia.
Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difícies de tratar.
*
Prevenção:
Evitar se expor muito ao sol, e usar filtros solares são duas formas de proteção, principalmente para gestantes. O uso de maquiagens deve ser feito com cuidado, verificando se o produto não causa maior absorção de luz solar e aumento na pigmentação da pele nas áreas de aplicação da substância, principalmente em pessoas alérgicas e durante a gravidez.
O cloasma pode não ser permanente, desaparecendo gradualmente com o fim da gravidez sem nenhuma ação da gestante. Os tratamentos para acabar com as manchas podem resolver o problema de forma lenta e progressiva. O paciente pode optar também por um bronzeamento artificial. Existem ínumeras formas de tratar o melasma, mas o sucesso depende do acompanhamento dermatológico regular e da conscientização do paciente nos fatores de prevenção. Durante a gravidez, o tratamento é mais suave, afim de não prejudicar o feto.
*
É importante saber a origem da mancha na pele,
pois há diferentes tipos:
*
Manchas Genéticas: Algumas aparecem com o nascimento, outras aparecerão conforme a idade. Exemplo: pintas pretas, sardas. Fazendo o tratamento haverá uma melhora acima de 60%.
*
Manchas de Anomalias: aparecem quando ocorrem mudanças no nosso organismo, como gravidez, problemas hepáticos, distúrbios hormonais, intestino preso. Com tratamento o resultado será acima de 60%.
*
Manchas provocadas por agentes externos: surgem quando a pele entra em contato com ácidos cítricos, sol em demasia e sem proteção, substâncias tingidoras, queimaduras superficiais. Pode melhorar até 100% com o tratamento.
*
Em todos os casos acima, pode-se usar o tratamento Racco que é feito com um produto à base de ácidos AHA PUISSANT (alfa-hidroxi-ácidos).
*
1460 - AHA Puissant Ácido Glicóico
Função:
Atua como um suave esfoliante, descama a pele de forma imperceptível;
A tenua rugas finas e revitaliza a cútis;
Clareia manchas.
*
Modo de usar:
1) Limpar a pele com o produto Racco adequado ao seu tipo de pele e enxaguar bem.
2) Aplicar o Tônico Racco ideal ao seu tipo de pele.
3) Nutrir (à noite) com o AHA Puissant (1460) e deixar na pele.
4) Aplicar creme para contorno dos olhos conforme indicação.
*
Importante:
Pela manhã após limpar e tonificar a pele, hidratar com Protetor Solar Facial (FPS30).
No caso de manchas de sardas e manchas senis (mãos e braços após 40 anos) haverá um clareamento muito grande, porém se faz necessário usar durante o dia um Protetor Solar (3010 ou 3040) para evitar que eles reapareçam.O AHA Puissant deverá ser usado todos os dias para obter o resultado desejado.
Nas peles grossas, o resultado deverá surgir depois de dois a três meses de tratamento.
Nas peles finas, de três a quatro semanas já são suficientes.
Ao término, continuar com os tratamentos normais conforme o tipo de pele.
Quando necessário, após algum tempo, reiniciar o tratamento.
Pode ser usado por homens e mulheres de todas as idades e tipos de pele.

Nenhum comentário: