terça-feira, 24 de julho de 2012

Queda de cabelo e a alimentação



A queixa da queda de cabelo está presente na maioria das consultas em mulheres adultas. Mesmo quando o fator não é o motivo para a procura do atendimento, é fato que muitas mulheres se incomodam com os fios que teimam em cair.
A forma mais comum de se perceber o problema é ao pentear os cabelos, e também durante o banho. Mas a metade dos pacientes não associa o problema a uma consulta ao dermatologista. Entre os fatores que podem ocasionar a queda está a alimentação deficiente.
Em uma dieta pobre em nutrientes como o zinco, magnésio e cálcio, a queda de cabelo pode ser acentuada. Regimes muito pobres em proteínas e em sais minerais também causam a queda, principalmente em mulheres que fazem dietas restritivas. Como o organismo passa a não ter matéria-prima para a síntese capilar, os fios começam a cair, problema que também pode ser notado nas unhas, que ficam quebradiças.
Para reverter esse quadro é necessário manter uma alimentação rica em zinco (presente na carne, ovos e germe de trigo), que dá força aos cabelos; magnésio (frutos do mar, abacaxi e nozes), essencial na formação de proteínas como a queratina; e o cálcio (leite e derivados), que em poucas quantidades no organismo torna os cabelos finos e quebradiços.
 
MAXXI 30  A CAPSULA  DA BELEZA E JUVENTUDE

Nenhum comentário: